Uma mesa à beira da água...

Este fim de semana foi um daqueles que nos fica na memória durante muito tempo. Foi um fim de semana diferente promovido por algumas entidades do Algarve e não não vou dizer que foram o Pavilhão Arena e o Centro de Congressos do Arade com um cheirinho de Autódromo Internacional do Algarve... :)
No primeiro dia fomos almoçar a um Restaurante que eu pessoalmente não conhecia e que mal me aproximei do espaço pensei com os meus botões "vais ser apróxima vitima do blog"... por isso hoje vamos "jantar" no Restaurante Àbabuja em Alvor...
O Restaurante Àbabuja está localizado na zona ribeirinha de Alvor que eu considero, pessoalmente, das mais mimosas a Sul de Portugal. Tem três barzinhos com vista sobre a Ria de Alvor e alguns restaurantes salpicados pelo meio...a vista é deliciosa!
O espaço é muito curioso e singular. Trata-se de uma casa de pescadores reconstruida propositadamente para o efeito (1992) com o intuito de alí se servir o melhor peixe e marisco da costa bem como os melhores doces regionais. O seu nome é derivado da expressão algarvia "à babuja" porque nos antigamentes esta casa de pescadores era à beira da água e suavemente beijada pela espuma da rebentação (babugem é o nome dado a esta espuma).
A gastronomia, como podem imaginar, é a tipica Algarvia e no diversificado menú encontram iguarias como Choco frito com ameijoas, Camarão frito com ameijoas, feijoada dechocoou buzinas, esparguete com camarão e ameijoas, bacalhau com natas (di-vi-nal) e uma montra com uma enorme variedade de peixe fresco. A quando da minha visita ao espaço os colaboradores preparam-nos o peixe grelhado à nossa frente (sim como se faz aos meninos pequeninos) com uma rapidez e perfeição única...e estava delicioso, acompanhado com batata a murro, verduras e salada. Na hora da sobremesa é de comer e chorar por mais... tarte de alfarroba, tarte de alfarroba com creme baunilhado de limão, bolo de bolacha, entre outros.
Como bom restaurante que é destaca-se também a excelente garrafeira recheada dos mais variados vinhos. De destacar o da Vila de Alvor, vinho novo mas com um sabor muito sedutor.
O espaço em si é muito tranquilo, tipico e diria até que um tanto ou quanto romantico, especialmente ao final do dia quando a luz natural começa a falhar e entram em acção as velinhas a contrastar com o brilho da lua na Ria...
É, definitivamente, um espaço para familias, grupos de amigos ou comemorações e tem uma capacidade de cerca de 140 pessoas.
O preço médio por pessoa é de 35€, está aberto diariamente até ás 23hoo e encerra à quarta-feira.
Em caso de duvida podem ligar para o 282 458 979.


Bom apetite :)

0 comentários: