A dívina graça à mesa...


Começei ontem na minha agitação pré BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) e com o inicio desta agitação lembrei-me de uma semana em particular que tive este ano na capita, a da BTL... Entre chuva, vento, muitas voltinhas de taxi, muita noite em hotel, muitos momentos felizes e risota entre amigos, numa noite em particular fui com mais três amigos a um restaurante que até hoje ainda me está na memória pela delicia que foi. Estou então a falar-vos da Cervejaria da Trintade no Chiado (também ha no Campo Pequeno, instalada num dos mais emblemáticos edificios da cidade, a Praça de Toiros do Campo Pequeno. A Cervejaria ocupa uma das quatro torres da praça e parte do anel exterior. Tem ainda uma magnifica esplanada, da qual podemos observar a frescura da vista do Jardim do Marquês de Marialva)...
Este espaço tem um encanto especial, está envolto numa história que a maior parte desconhece, está envolto de uma riqueza cultural que, pessoalmente, é fascinante!
A Cervejaria da Trindade foi inaugurada em 1836 e ocupa o lugar do Refeitório do Convento dos Frades Trinos, cuja primeira fase de construção está datada de 1283. O Convento acaba por ser destruído pelo Terramoto de 1755. Em 1834, foi no local instalada a Fábrica de Cerveja da Trindade, de onde surgiu ,dois anos mais tarde, a Cervejaria. Decorada com magníficos e únicos painéis de azulejos pelo "Ferreira Tabuletas", é a mais antiga e mais bela cervejaria de Portugal. Em 1934, as empresas fundadoras da Central de Cervejas compraram a Fábrica e a Cervejaria da Trindade, em cujo património foi integrada a Cervejaria em 1935. Na comemoração dos 150 anos, em 1986, a Câmara Municipal de Lisboa decidiu integrá-la no Património Cultural da Cidade, sendo inaugurada ainda a Galeria de Arte, que se mantém activa. Em 1997, a Direcção Geral de Turismo declarou o imóvel onde se encontra a Cervejaria de relevante valor histórico-cultural.
Relativamente à paparoca eu só de olhar o menú fico confusa porque gosto de tudo e assim numa atitude à maluca mandava vir tudo... seja carne, peixe ou marisco uma coisa vos garanto, o sabor é unico, é delicioso e nunca mais o vão esqueçer. Apaixonados por bacalhau como eu vão-se perder de certeza...Bacalhau espiritual, Lombo de Bacalhau à Santo Oficio, Bife de Alcatra à Trindade, Bife da Vazia à Trindade , Amêijoas à Trindade, Gambas Al Ajillo ou Saladinha de polvo são só um pequenino exemplo do que podem encontrar, para não começar aqui a falar das sobremesas que como podem imaginar são principalmente doces conventuais...Natas do Céu, Torta de cenoura à Sacristão ou Mousse de Chocolate à Baltazar são só um cheirinho muito leve para vos aguçar o apetite e a curiosidade!
Desde já cos aviso que é melhor fazer uma marcação com alguma antecedencia... O espaço tem duas salas para refeições e um hall onde podemos esperar e ir relaxando ao sabor de uma imperial.
É definitivamente um must-try uma vez em Lisboa!
Excelente espaço para um jantar de aniversario ou uma simples reunião entre amigos. Tem menú especial para grupos. (tem capacidade para 400 pax)
O preço médio por pessoa é de 20€, tem acessos e facilidades para deficientes, encerra somente aos feriados e está aberto das 10h00 às 2h00.
Agora já estão bem curiosos e querem experimentar? Então está tudo a fazer reserva através do 213423506.


Bom apetite:)

6 comentários:

Griff

Já fui, e adorei. Comi o bacalhau Espiritual, que é assim um dos maus pratos favoritos, e aqui na Cervejaria Trindade é assim uma delícia!! Recomendo ;)
Joana: texto muito bem escrito, os meus parabéns!

Joaninha

Minha grifola:) já somos duas, eu tb comi o Espiritual...divino, uma obra dos céus;)quando voltares vamos combinar uma ida de gajedo à capita sim?
...
Gracie:)
beijinho

Miss M,

Ai, que já tenho àgua na boca!! Um daqueles sitios do obrigatórios :)

Joaninha

Vamos?:)

Writer

Xelente texto, sem duvida colega bogster, para alem de estar bem escrito a parte da História foi muito bem colocada. os meus parabens.

Joaninha

Obrigada:)