A história também se serve à mesa...

Como menina nortenha que sou até me fica mal ainda não ter divagado aqui sobre nenhum restaurante da minha zona, como tal venho-me redimir de tal falha da minha parte...
Qual a cidade mais verde de Portugal? Viseu... e é em Viseu que encontramos o restaurante típico O Cortiço, considerado como o baluarte de gastronomia da Região de Viriato.
Situado mesmo no coração da Zona Histórica da Cidade de Viseu, tem à sua volta uma importante variedade de valores arquitectónicos. Podem encontrar desde a Sé Catedral ao Museu Grão Vasco, da Casa do Miradouro à Casa do Adro, sem esquecer a estátua do Rei D. Duarte.
Para a criação deste restaurante, o seu fundador, Dom Zeferino, passeou pelas aldeias da região para pesquisar as diferentes artes culinária, os usos e costumes e as receitas antigas que os mais velhos ainda guardavam da tradição oral.
Desta busca intensa pelo tradicional resultaram pratos que, diariamente, fazem parte da diversificada ementa, dos quais ouso destacar o bacalhau podre apodrecido na adega (divinal, eu então que sou perdida por bacalhau ui ui); polvo frito tenrinho como manteiga; rojões com morcela; cabrito à pastor da Serra; feijoada à moda da criada do Senhor Abade e a vitelinha na púcara à lavrador... entre muitos outros!
Ao longo dos tempos tem recebido diversos louvores e troféus, que orgulhosamente ostenta, a par das inúmeras mensagens que os amigos deixam nas suas paredes. É, portanto, um legitimo representante da gastronomia regional beirã e ainda, por direito próprio, um dos mais nobres cartazes turísticos da Cidade de Viseu.
O espaço tem uma decoração rústica e extremamente acolhedora...de inverno muito propícia ao romance...
O serviço de catering do espaço serve ainda eventos como casamentos, batizados, cocktails, coffe-breaks, etc...
Se ficaram deliciados e querem experimentar deixo-vos uma dica... façam reserva com antecedencia:)
Tlf: 232 423 853
Fax: 232 425 986

Definitivamente o meu restaurante favorito da minha linda e maravilhosa cidade...

Bom Apetite :)


2 comentários:

Writer

Só acho mal que não tenha falado dos Karts. Não que eu conheça Viseu, mas já ouvi falar. :)

Joaninha

Ah ah ah, shame on me:)ficará para um próximo post de cultura/restaurantes na zona;)