A invenção também se serve à mesa...


A minha vida anda numa correria que nem vos passa...a vantagem? Restaurantes diferentes todos os dias :)
Ontem depois de uma tarde, que vai ficar retida na memória por muitos anos, terminei o dia em grande num restaurante perdido nas Muralhas de Loulé... O Museu do Lagar.
A origem do nome vem de um espaço próprio criado ao fundo da sala, um pequeno museu, com as mós e demais artefactos para a produção do azeite, alfaias agrícolas e um sem número de pequenos instrumentos do dia-a-dia, nos tempos de antanho...tive foi pena das coisas estarem um pouco atiradas ao acaso, para aproveitamento do pouco espaço disponível. O resto foi aproveitado para sala de restaurante e um bar à entrada...
O espaço é encantador, rústico, agradável e muito típico, mesas de madeira impecavelmente postas com a conhecida mesa dos quadradinhos e em cima da mesa têm garrafas de vinho Mateus com velas adornadas pelo encanto de velas derretidas com o passar do tempo e uma pequena cozinha à vista dos mais curiosos. Pelas paredes as ferramentas, canecas de barro, cortiças e, ainda no estilo de fusão, um xaile típico português e um exótico berimbau. A clientela, em parte já fiel, é atraída pelas noites temáticas - fados, africanas e folclore. Existe também uma especial atenção para as famílias, cujas crianças podem entreter-se num recanto criado especialmente para elas... atendimento cuidado, simpático e muito eficiente!
Relativamente às iguarias, devido ao espírito moçambicano da proprietária e chefe da cozinha, Maria Schmidt, a cozinha é singular...não se limita a confeccionar refeições, antes pelo contrario, ela aprende constantemente, é uma apaixonada pela invenção de novos sabores, procurando em Portugal e noutros países os condimentos necessários à satisfação da sua imaginação e vontade de agradar. A mista de peixe especial com molhos especiais, o marisco "à Lagar" ou o salmão em vinho branco são disso exemplos, numa gastronomia que alia o tradicional português à cozinha de autor e africana. Para acompanhar, uma boa selecção de vinhos alentejanos e do Douro... eu pessoalmente aconselho o Marquês De Borba, proporcionador de bons momentos!
Tem definitivamente um toquezinho romantico no meio do rústico....
O preço médio por pessoa é de 20€ e acreditem que é dinheiro muito bem empregue...
Estão abertos de segunda-feira a sexta-feira e abrem das 12h00 às 15hoo e das 19h00 às 23h00
Para mais informações liguem para o 289422718.


Bom apetite :)

2 comentários:

Miss M

Bem bom, sim sra! Estes pequenos restaurantes são, muitas das vezes, onde se encontram verdadeiras pérolas gastronómicas.
A menina está cada vez mais pró nisto! Beijo :)

Joaninha

Este ias adorar...tem os melhores secretos do Algarve e arredores!! Temos que combinar um jantar de famila lá...
Gracie mi amor:)
beijinho**